REGULAMENTO DO XXII CURSO DE INVERNO DE FARMACOLOGIA DA FMRP - USP

 
 

1.       Do regulamento e sua aplicação.

1.1. A Comissão Organizadora do XXIII Curso de Inverno de Farmacologia, composta por alunos regularmente matriculados no Programa de Pós-graduação em Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, no uso de suas atribuições, vem tornar público o regulamento do XXIII Curso de Inverno de Farmacologia, a ser realizado no campus Ribeirão Preto, de 10 a 28 de julho de 2017.

1.2. Este regulamento visa caracterizar o XXIII Curso de Inverno de Farmacologia, definir as etapas do processo seletivo, bem como informar os direitos e deveres das partes envolvidas.

1.3.  É de inteira responsabilidade do interessado em participar do XXIII Curso de Inverno de Farmacologia da FMRP-USP a leitura prévia do conteúdo deste documento, sendo que no ato da inscrição o candidato deverá declarar ciência e concordância do mesmo, bem como seguir as orientações deste regulamento caso seja selecionado.

 

2.       Da Comissão Organizadora.

2.1. A comissão organizadora é composta por alunos regularmente matriculados no programa, responsáveis pelo gerenciamento, seleção de alunos e execução do curso, e um docente regularmente credenciado no Programa de Pós-graduação em Farmacologia, que auxilia nas atividades da comissão organizadora e representa a organização do curso em instâncias oficiais da Instituição.

 

3.       Dos objetivos do XXIII Curso de Inverno de Farmacologia da FMRP-USP.

3.1. Divulgar de forma ampla e abrangente o Programa de Pós-Graduação em Farmacologia como formador de pesquisadores de alto nível.

3.2. Demonstrar aos alunos de graduação participantes a importância da abordagem experimental na investigação de problemas referentes às diversas áreas da farmacologia experimental, podendo ser realizados experimentos utilizando animais, os quais serão conduzidos segundo os princípios do comitê de ética do Colégio Brasileiro de Experimentação Animal - COBEA.

3.3. Aprimoramento didático dos pós-graduandos do departamento de Farmacologia através da preparação do material didático do curso e das aulas ministradas durante o mesmo.

 

4.       Da caracterização do XXIII Curso de Inverno de Farmacologia da FMRP-USP.

4.1. O curso é promovido anualmente pelos alunos do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), sendo caracterizado como curso de difusão para fins institucionais na USP.

4.2. O Curso contempla palestras que podem ser ministradas por docentes internos e externos, bem como pós-doutorandos, doutorandos e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da FMRP-USP; compreende também aulas teóricas e aulas práticas nos laboratórios credenciados no programa, ministradas por mestrandos e doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da FMRP-USP.

As aulas teóricas, práticas e teórico-práticas abordarão, dentro dos módulos, os seguintes temas: interação droga-receptor; farmacocinética; farmacologia cardiovascular; farmacologia do controle da inflamação, dor e febre; farmacogenética; psicofarmacologia, entre outros temas.

4.3. O XXIII Curso de Inverno de Farmacologia da FMRP-USP será realizado entre os dias 10 a 28 de julho de 2017, no período de 8:00 horas às 12:00 horas e das 14:00 horas às 18:00 horas, de segunda a sexta-feira; e aos sábados das 9:00 horas às 12:00 horas.

4.4. Na abertura do curso, dia 10 de julho, será realizado o 4° Workshop do Curso de Inverno de Farmacologia, onde os alunos selecionados deverão apresentar em forma de painel os resultados do trabalho de conclusão de curso (TCC), de iniciação cientifica ou projeto de extensão. Caso o aluno não esteja enquadrado em alguma dessas categorias, o mesmo poderá apresentar um trabalho no formato de revisão bibliográfica. O trabalho a ser a presentado poderá ser qualquer área das ciências biológicas/da saúde.

4.5.  A carga horária total do curso será de 110 (cento e dez) horas.

4.6. É obrigatório o uso de jaleco e calçado fechado nas dependências dos laboratórios nos quais irão ocorrer as visitas e aulas práticas. O aluno que não estiver vestido com jaleco e/ou desrespeitar as normas de biossegurança informadas pela comissão não poderá participar das atividades.

 

5.       Das inscrições para o processo seletivo.

5.1. As inscrições deverão ser enviadas até o dia 28/04/2017 (online) pelo e-mail cursodeinvernofarmaco2017@gmail.com. Não serão aceitas inscrições por fax ou correio.

5.2.  Poderão candidatar-se ao curso, os alunos de graduação ou graduados há, no máximo, um ano desde a colação de grau, que já tenham cursado ou estejam cursando* a disciplina de Farmacologia e que não estejam matriculados em nenhum programa de pós-graduação até o período de realização do XXIII Curso de Inverno de Farmacologia da FMRP-USP.

*Para os alunos que estiverem cursando a disciplina de Farmacologia e, portanto, não a tiverem no histórico escolar até a data de inscrição, deve ser encaminhada uma declaração do professor responsável pela disciplina ou coordenador do curso de graduação atestando a conclusão da mesma até a data de realização do XXIII Curso de Inverno de Farmacologia.

*Para os alunos de cursos com a metodologia baseada na problematização (PBL), ou seja, que não possuem uma disciplina única de Farmacologia no histórico escolar - deve ser encaminhada uma declaração do coordenador do curso de graduação atestando a aptidão do aluno em questão para acompanhar o XXIII Curso de Inverno de Farmacologia.

5.3.  Os candidatos deverão ter conhecimento do presente regulamento a priori da inscrição e, em caso de dúvidas, contatar a organização do evento para maiores esclarecimentos.

5.4. Documentos requeridos para a inscrição no XXIII Curso de Inverno de Farmacologia da FMRP-USP:

a. Ficha de inscrição devidamente preenchida (conforme modelo anexo: FICHA DE INSCRIÇÃO XXIII CURSO DE INVERNO 2017.doc (26112));

b. Questionário de interesse (conforme modelo anexo:  Questionário de interesse 2017.docx (38081));

c. Carta de recomendação do Professor Orientador ou outro Professor que possa dar seu testemunho sobre o candidato;

d. Declaração de ciência e concordância do regulamento do XXIII Curso de Inverno de Farmacologia da FMRP- USP preenchida (conforme modelo anexo: Declaração Ciência 2017.docx (56403));

e. Histórico escolar completo;

f. Currículo Lattes atualizado;

g. Cópia legível do CPF e cédula de identidade (ATENÇÃO! Não será aceita a CNH ou qualquer outro documento de identificação além da carteira de identidade).

h. Comprovante de residência.

 

6.       Da seleção para o curso.

6.1. Como pré-requisito obrigatório, o aluno deverá ter cursado ou estar cursando* a disciplina de Farmacologia (ou equivalente), o que será comprovado pelo histórico escolar.

*Para os alunos que estiverem cursando a disciplina de Farmacologia e, portanto, não a tiverem no histórico escolar até a data de inscrição, deve ser encaminhada uma declaração do professor responsável pela disciplina ou coordenador do curso de graduação atestando a conclusão da mesma até a data de realização do XXIII Curso de Inverno de Farmacologia.

*Para os alunos de cursos com a metodologia baseada na problematização (PBL), ou seja, que não possuem uma disciplina única de Farmacologia no histórico escolar - deve ser encaminhada uma declaração do coordenador do curso de graduação atestando a aptidão do aluno em questão para acompanhar o XXIII Curso de Inverno de Farmacologia.

6.2. Comissão Organizadora selecionará 20 (vinte) alunos entre os inscritos, mediante os seguintes critérios:

a. Bom desempenho acadêmico, avaliado pelo currículo e histórico escolar;

b. Engajamento em atividades de cunho científico tais como iniciação científica, monitorias, projetos de extensão e estágios;

c. Maturidade, responsabilidade e pertinência quanto ao objetivo do curso, avaliado pelo questionário de interesse.

6.3. Os candidatos que enviarem a documentação incompleta serão automaticamente excluídos do processo seletivo.

6.4. A lista de alunos selecionados será divulgada no site do XXIII Curso de Inverno de Farmacologia da FMRP-USP até 15 de maio de 2017. Os alunos selecionados receberão um e-mail confirmando a seleção.

 

7.       Da matrícula.

7.1.  O aluno selecionado deverá confirmar sua presença no curso até o dia 15 de maio de 2017. Caso isto não ocorra, este será automaticamente excluído da lista de selecionados.

7.2. A confirmação será via e-mail (waldik@fmrp.usp.br), contendo a confirmação da presença no evento, o resumo do painel que será apresentado no 4° Workshop do Curso de Inverno, o comprovante de seguro de vida (com vigência no período de realização do curso) e  para o e-mail do curso (cursodeinvernofarmaco2017@gmail.com) o Termo de Concordância com o uso de animais para experimentação (que será enviado para cada candidato selecionado por e-mail) devidamente assinado.

" A apresentação do resumo, bem como do comprovante do seguro de vida são indispensáveis. Atenção: o candidato que não atender a estes documentos, não poderá participar do curso de inverno."

7.3.  Não haverá taxa de matrícula.

7.4. A Comissão Organizadora se prontificará a selecionar alunos para a lista de espera, e em caso de não confirmação ou desistência de algum selecionado o candidato que se encontra nesta lista será convidado a participar do XXIII Curso de Inverno de Farmacologia da FMRP-USP.

 

8.        Da supervisão e acompanhamento do curso.

8.1. A supervisão e acompanhamento das atividades do curso ficarão a cargo da Comissão Organizadora responsável;

8.2. Haverá pelo menos 1 (um) representante da Comissão Organizadora ou pós graduando devidamente matriculado no programa de pós graduação em farmacologia da FMRP-USP presente em todas as atividades propostas durante o curso para acompanhar e auxiliar o desenvolvimento das atividades e o registro da presença dos alunos.

8.3. Todas as despesas de alimentação, transporte e hospedagem são de inteira responsabilidade do aluno.

 

9.        Da avaliação e encerramento do curso e da entrega dos certificados de conclusão.

9.1. O aluno participante terá sua presença comprovada pela assinatura nas listas de presença que serão passadas durante cada aula do XXIII Curso de Inverno de Farmacologia da FMRP-USP.

9.2. Ao início do Curso, o aluno receberá a folha de avaliação do módulo. Esta folha deverá ser entregue ao final do módulo, devidamente preenchida.

9.3. Ao final de cada aula, o aluno deverá entregar um relatório resumido referente a cada aula, discutindo os resultados encontrados. A forma como o relatório deve ser confeccionado será exemplificada no primeiro dia do XXIII Curso de Inverno de Farmacologia da FMRP-USP.

9.4. Ao final do curso o aluno deverá entregar um relatório completo constituído por introdução, material e métodos, resultados, discussão e conclusão de uma das aulas prática. A comissão organizadora do XXIII Curso de Inverno de Farmacologia da FMRP-USP será a responsável por sortear a aula prática para os respectivos alunos. O aluno tem prazo de 30 (trinta) dias para o envio do relatório final.

9.5. A avaliação dos alunos participantes será feita das seguintes formas:

a. Participação e apresentação de painel no 4° Workshop do Curso de Inverno, no dia de abertura.

b. Avaliação no decorrer das aulas ministradas, quanto ao seu envolvimento e interesse;

c. Avaliação dos relatórios de aulas práticas;

d. Avaliação do relatório final do curso;

 

9.6. Para receber os certificados, o aluno deverá:

a. Obter 100% de presença nas aulas teóricas, práticas e teórico-práticas, bem como nas palestras ministradas durante o XXIII Curso de Inverno de Farmacologia da FMRP-USP.

b. Participar do 4° Workshop do Curso de Inverno, no dia de abertura.

c. Participar ativamente das discussões durante as aulas teóricas, práticas e teórico-práticas;

d. Entregar todos os relatórios de aulas práticas.

e. Entregar o relatório final completo sobre a aula prática sorteada para o mesmo.

f. Entregar todas as folhas de avaliação dos módulos.

 

10.    Casos omissos no presente regulamento deverão ser avaliados pela comissão organizadora.

 

 

Ribeirão Preto, 09 de fevereiro de 2017.

 

 

Comissão Organizadora

XXIII Curso de Inverno de Farmacologia da FMRP-USP